Começaram a ser plantadas na tarde desta sexta-feira (1º), na região da Pampulha, as primeiras árvores prometidas pelos organizadores da Stock Car. O evento será realizado em agosto e está causando muita polêmico devido ao corte de árvores que começou a ser realizado no entorno do Mineirão, onde vai acontecer a prova de automobilismo.
As primeiras espécies foram plantadas na avenida Carlos Luz, na altura do bairro Engenho Nogueira. A expectativa é que 63, das 688 árvores prometidas sejam plantadas até domingo (3). Entre as espécies estão Ipê Amarelo, Pau Branco, Ipê Branco e Pau de Ferro. A escolha foi feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da capital.
O plantio foi acompanhado por duas pessoas que protestaram contra a retirada das árvores no entorno do Mineirão - está autorizada a poda de 55. Com faixas de “Deixem nossas árvores em paz” e “Stock Car no Mineirão não”, elas questionavam a ação autorizada pela prefeitura
De acordo com o município, a poda é necessária para a segurança durante o evento. A retirada das primeiras árvores teve início nessa quarta-feira (28) e está suspensa. A Justiça determinou que a prefeitura interrompesse os trabalhos e o descumprimento da medida pode gerar multa de R$ 50 mil por cada nova espécie suprimida. A decisão cabe recurso.
Por meio de uma Ação Popular, os vereadores Pedro Patrus (PT) e Bruno Pedralva (PT), solicitaram a paralisação dos trabalhos, iniciados nessa quarta-feira (28), e que geraram protestos na capital.
Leia mais: