Stock Car: Justiça suspende liminar que impedia prefeitura de cortar árvores no entorno do Mineirão
Poda estava impedida desde quinta-feira (29), quando uma Ação Popular solicitou a proibição
A justiça suspendeu a liminar que impedia a Prefeitura de Belo Horizonte de cortar as árvores no entorno do Mineirão, para a realização da Stock Car. A poda estava impedida desde quinta-feira (29), quando uma Ação Popular solicitou a proibição.
Na decisão, assinada por José Arthur de Carvalho Pereira Filho na sexta-feira (1), o magistrado afirmou que a Prefeitura recebeu autorização de instâncias legais municipais para realizar a ação, inclusive com aprovação no Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam).
O documento também ressalta que a PBH elaborou um plano de plantio de árvores satisfatório. “Por iniciativa própria, mais do que dobrou as unidades de mudas determinadas pelo órgão ambiental responsável pelas autorizações de cortes”.
Ao todo, o Executivo pretende derrubar 63 árvores. Após receber parecer favorável do Comam, o município iniciou as podas na última quarta-feira (28). Pouco mais de um dia depois a Ação Popular composta por vereadores e populares ganhou na justiça o direito de paralisar os cortes.
Na sexta, a prefeitura iniciou o plantio de 63 das 688 árvores na Avenida Carlos Luz, na altura do bairro Engenho Nogueira, na região da Pampulha, que servirão como contrapartida das que foram cortadas no entorno do Mineirão.