Etapa final

Sugestões para o Plano Estadual de Ciência serão discutidas em 3 dias de fórum técnico na ALMG

Em plenária final, será definido o documento com propostas e, também, haverá eleição do comitê de representação

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/11/2024 às 17:20.

Será realizada na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), de segunda (25) a quarta-feira (27), a etapa final do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência, que definirá o documento com propostas para a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nesta etapa final estarão reunidos representantes de cada encontro anterior para analisar todas as propostas recebidas e votadas em cada um dos eventos regionais. Elas serão discutidas e as priorizadas vão subsidiar o Plano.

No primeiro dia, serão realizados debates com a participação de representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Na terça, os Grupos de Trabalho se reúnem para deliberar. Na quarta será realizada a plenária final.

Organizado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG,  presidido pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), o Fórum é organizado em parceria com cerca de 50 entidades, como instituições de pesquisa e inovação de Minas.

Um dos objetivos é promover e fortalecer em Minas Gerais as políticas públicas para o desenvolvimento da ciência, pesquisa e da inovação e inserir a sociedade civil na elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Assim a gente não fica refém de governos. Qualquer governo que entre vai saber qual é o plano em relação a todas essas áreas, porque nós teremos uma discussão de estado”, destacou a deputada Beatriz Cerqueira sobre a importância de um plano para a ciência em Minas Gerais.

A etapa regional já aconteceu em Diamantina (representando as regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), Montes Claros (Norte e Noroeste), Viçosa (Zona da Mata), Lavras (Sul), Ipatinga (Vale do Aço e Vale do Rio Doce), Uberlândia (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) e Belo Horizonte (Regiões Metropolitana de BH, Central e Centro-Oeste). 

A Palestra Magna, na segunda-feira (25), às 10h30, tem como tema “A importância da ciência, tecnologia e inovação para um desenvolvimento inclusivo e sustentável”, com a participação de Wadson Nathaniel Ribeiro, gerente do Departamento Regional do Centro-Oeste da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Outros painéis do dia 25 serão “Painel 1: A estrutura da política de ciência, tecnologia e inovação no Estado de Minas Gerais: cenário e desafios”; “Painel 2: A contribuição da ciência, tecnologia e inovação para as políticas públicas e o desenvolvimento social”; “Painel 3: A importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental do Estado”; e “Painel 4: Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de cidades inteligentes, sustentáveis e criativas”. Ao final dos paineis acontece um debate.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por