A nova Praça da Independência - entre os edifícios Sulacap e Sulamérica -, na avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, foi inaugurada nesta quinta-feira (27). O local volta a contar com uma vista privilegiada para o viaduto Santa Tereza. As obras recuperaram o projeto original, de 1940.
A obra faz parte do programa Centro de Todo Mundo. Ao todo, foram investidos R$ 3,42 milhões pela prefeitura. Com as intervenções, a praça voltou a ter as características da fachada original, com piso em calçada portuguesa, além de plantio de grama, instalações de lixeiras e bancos no entorno dos jardins.
Prefeito interino de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) participou da cerimônia de inauguração. Segundo ele, a obra era um “sonho” do prefeito Fuad Noman (PSD), que segue internado e sem previsão de alta.
“O belo-horizontino mais antigo vai se lembrar de uma das grandes alegrias da vida, que era passear pelo centro da cidade com os pais. Queremos trazer o povo para o Centro da cidade para passear. Para isso, precisamos revitalizar alguns pontos, entre eles a Praça da Independência, que ficou linda”, afirmou.
A Praça da Independência surgiu junto com a construção dos edifícios Sulacap e Sulamérica, na década de 1940, e trazia um local de convívio para a população e uma visão ampla do viaduto Santa Tereza.
Na década de 1970, um anexo de dois andares foi construído no local, o que alterou a leitura original do projeto do arquiteto italiano Roberto Capello e afetou a visão do viaduto.
Em março de 2023, o processo de desapropriação e posterior demolição do imóvel anexo foi iniciado, permitindo que a Praça da Independência fosse reconstituída.
VEJA FOTOS
(Fernando Michel/ Hoje em Dia )
(Fernando Michel/ Hoje em Dia)
(Fernando Michel/ Hoje em Dia)
(Fernando Michel/ Hoje em Dia)
(Fernando Michel/ Hoje em Dia)
(Fernando Michel/ Hoje em Dia)