ITAPECERICA

Suposta fraude no Programa Farmácia Popular é alvo de operação da PF em Minas

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
17/11/2022 às 09:08.
Atualizado em 17/11/2022 às 11:05
Resolução entra em vigor em 1º de agosto (Flávio Tavares/Arquivo Hoje em Dia)

Resolução entra em vigor em 1º de agosto (Flávio Tavares/Arquivo Hoje em Dia)

Empresários do setor farmacêutico são alvos de operação da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (17), contra esquema de fraude no Programa Farmácia Popular. A operação é realizada no município de Itapecerica, Centro-Oeste de Minas. 

De acordo com a PF, cinco mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal de Divinópolis. As determinações estão sendo cumpridas em endereços de pessoas ligadas a fraude, além da própria Farmácia, onde também está sendo realizada uma fiscalização por técnicos do AudSUS – Auditoria do Sistema Único de Saúde. 

A Justiça Federal determinou ainda o bloqueio de R$ 1,8 milhões em bens da proprietária da farmácia, correspondente ao que até agora foi apurado da fraude. 

Investigações

Conforme a instituição, as investigações começaram em uma farmácia que estaria obtendo volumosos recursos do programa mediante a simulação de venda de medicamentos. Para tanto, eram utilizados dados de terceiros sem o conhecimento destes.

Durante as investigações foi possível constatar ainda o recebimento de valores totalmente incompatíveis e desproporcionais pelo tamanho do estabelecimento.

O relatório produzido pelos técnicos do AudSUS irá quantificar os valores desviados indevidamente dos cofres públicos.

Caso comprovado a fraude, os investigados irão responder pelos crimes de estelionato majorado e associação criminosa, que preveem pena de 1 a 5 anos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por