Um homem de 24 anos foi preso nesta segunda-feira (27) em São João Evangelista, no Vale do Rio Doce, suspeito de maus-tratos de animais e promoção de brigas de galos. De acordo com os militares da 8ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, durante uma blitz no km 259 da rodovia MGC-120, os policiais abordaram um carro e dentro do veículo encontraram uma bolsa de pano com cinco galos, duas tesouras cirúrgicas, seis agulhas cirúrgicas, linha, duas seringas descartáveis e diversos medicamentos de uso veterinário.
Segundo os militares, todos os animais estavam envolvidos em um saco de tecido, e colocados em um local com pouca oxigenação. Além disso, as aves apresentavam ferimentos nos olhos, perfurações na cabeça, amputação de esporas, áreas depenadas nas regiões do pescoço, dorso e coxas e estavam ensanguentados.
O suspeito confirmou ter utilizado os animais na noite desse domingo (26) durante uma rinha e que os ferimentos eram provenientes das brigas promovidas pelos apostadores. Ele foi preso em flagrante e conduzido junto com os animais e os produtos apreendidos à Delegacia de Guanhães.