Tapumes ganham cor na praça da Liberdade

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
22/07/2018 às 12:48.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:32

(Museu de Rua/Divulgação)

Os tapumes brancos que fecham a praça da Liberdade, na região Centro-Sul de BH, para reforma começam a ganhar novas cores e desenhos neste domingo (22). A pintura dos paineis do "Mural Liberdade", uma iniciativa do Instituto Amado com apoio da Prefeitura de BH, será realizada por 57 artistas e coletivos da capital, até as 18h. 

Durante todo o dia, o trânsito na região fica alterado. As alamedas da Educação, entre ruas Gonçalves Dias e Avenida Bias Fortes, e da Segurança, entre avenida Brasil e a rua Gonçalves Dias, ficam fechadas para veículos e abertas para o público até as 21h. 

Além de conferir em tempo real o trabalho dos artistas, quem for até a praça poderá participar de oficinas e curtir a apresentações musicais. No lugar dos carros, a via fica ocupada por feira de gastronomia e brinquedos para as crianças. Elas, inclusive, puderam participar de uma oficina do Museu de Rua, projeto social que busca revitalizar áreas urbanas e propor um novo tipo de entretenimento para a cidade.

O prefeito de BH, Alexandre Kalil, esteve na praça no começo da tarde. Acompanhado da mulher, ele elogiou a iniciativa. "Vai ficar legal, alegre a cidade. Nós sabemos que vão vir críticas, oportunistas que vão falar mal", afirmou. 

Reforma

A praça deve ficar fechada até novembro para intervenções na vegetação, iluminação e nos monumentos, que também serão revitalizados. Os investimentos, em torno de R$ 5,2 milhões, serão feitos por meio de uma parceria entre a PBH, o Governo de Minas e a Vale. 

Uma das principais demandas da população, a iluminação, inclusive, já começou a ser alterada. Os novos postes devem trazer mais segurança também às ruas do entorno. Tombada pelo Iepha há 40 anos, o mobiliário e as instalações serão trocados, e outras mudanças serão feitas no Coreto, na estátua Ninfa e no piso da pista de caminhada. O projeto é do arquiteto Ricardo Lana, que participou da última reforma, que aconteceu em 1991. 

  

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por