Faltando menos de um mês para o início do inverno, o frio já chegou para valer em Minas Gerais. Nos últimos dias, as temperaturas despencaram em várias cidades. Em Belo Horizonte, ontem, os termômetros marcaram 8,7°C, a mais baixa do ano, com sensação térmica de 7°C.
No Estado, a menor temperatura foi registrada em Monte Verde, no Sul. Por lá, os moradores enfrentaram frio de -1,6°C, com sensação térmica de três graus negativos. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar da previsão de leve alta nos termômetros nos próximos dias, a capital deve marcar mínima de 9°C, com a máxima prevista em 25°C. A umidade relativa do ar deve ficar em 30%, no período da tarde. Já na região metropolitana as temperaturas devem oscilar de 7°C a 27°C.
Ainda de acordo com o Inmet, as tardes devem ser quentes e as noites e manhãs, geladas. Conforme o TempoClima PUC Minas, não há risco de chuvas, mas o Sul do Estado pode registrar geadas e temperaturas mais próximas de zero grau.
Outras cidades devem seguir a tendência de dias frios e secos. Na região serrana, inclusive, é provável que ocorram mais geadas. Por outro lado, a temperatura máxima no Norte do Estado pode atingir 32°C.
De acordo com o meteorologista Kleber Souza, essa é a primeira massa de ar frio que atinge Minas Gerais neste outono, iniciado em 20 de março, e aponta como será o inverno. “Vai fazer bastante frio e será mais rigoroso, mas nada muito distante do que estamos acostumados”, afirma.
Alerta
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de BH emitiu alerta de frio válido até amanhã. Nesse período, o órgão recomenda à população a não ficar muito tempo no banho quente, para não desidratar, realizar atividades físicas agasalhado, ingerir muito líquido e manter as janelas abertas em locais com grande concentração de pessoas.