
Depois de um pequeno aumento na última semana, a taxa de transmissão por infectado (RT) do novo coronavírus voltou a cair em Belo Horizonte. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (24), o indicador caiu para 0,96 – isso quer dizer que, em média, 100 infectados passam o vírus para 96 pessoas. Na sexta-feira (21), o índice era 1,01.
Este é um dos indicadores levados em conta pela administração municipal para tomar decisões sobre a reativação das atividades econômicas. Dos três indicativos (RT, ocupação de UTIs e ocupação de leitos de enfermaria), dois estão agora no nível verde.

Ocupação de leitos
Os indicadores referentes à ocupação hospitalar também estão melhorando. Entre sexta e segunda-feira, a taxa de ocupação nas UTIs destinadas a pacientes com Covid caiu de 56,4% para 56%, e a taxa das enfermaria reduziu de 50% para 49,1%, considerando tanto a rede pública quanto a particular.
Enquanto a taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 registrou leve recuo, tanto na terapia intensiva quanto na enfermaria, a situação não é tão confortável na assistência às pessoas que precisam de hospitalização para outras doenças, de acordo com o boletim epidemiológico.
Entre os leitos de UTI para esses pacientes, 84,8% estão ocupados na rede pública e 86,4% na rede privada. Somando todos os hospitais, a taxa de ocupação média é de 85,4%.
Balanço
Segundo o boletim, Belo Horizonte registrou 31.461 casos confirmados de novo coronavírus, 620 a mais do que o levantamento apresentado na sexta-feira (21). Entre eles, 3.044 são referentes a pacientes em acompanhamento (internação e isolamento domiciliar).
A capital também contabiliza 883 mortes pela doença, sete a mais do que o levantamento anterior. Outros 71 óbitos suspeitos para novo coronavírus estão sendo investigados.