Cartão-postal sujo

TCE MG sugere criação de convênio entre Estado e municípios para despoluição da Lagoa da Pampulha

Governador Romeu Zema e os prefeitos de BH, Fuad Noman, e de Contagem, Marília Campos, aprovaram a proposta

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
30/07/2024 às 17:49.
Atualizado em 30/07/2024 às 18:04
Correia prometeu despoluir Lagoa da Pampulha durante sabatina do Hoje em Dia  (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Correia prometeu despoluir Lagoa da Pampulha durante sabatina do Hoje em Dia (Valéria Marques / Hoje em Dia)

O Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE MG) apresentou, nesta terça-feira (30), a proposta de criação de um convênio entre o Governo do Estado e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem com o objetivo de despoluir a Lagoa da Pampulha.

Durante reunião, que contou com a participação dos prefeitos das duas cidades - Fuad Noman (PSD) e Marília Campos (PT) - e do governador Romeu Zema (Novo), técnicos do TCE mineiro explicaram às autoridades as principais metas dos comitês de governança e de gestão para o desenvolvimento de ações de recuperação e despoluição da lagoa.

Zema, Fuad Noman e Marília Campos, oficializaram a participação no plano de governança, aprovando e referendando as propostas.

“Nós temos o maior interesse em participar [do plano de governança]. Como eu falei no início, a lagoa poderia ser um local muito mais atrativo em termos turísticos, em termos de prática esportiva, como já foi há 50, 60 anos [...] O que nós queremos é solucionar”, disse o governador. 

O prefeito de BH também declarou apoio ao projeto e defendeu a despoluição da lagoa.

“Tem todas as possibilidades de o projeto dar certo, a prefeitura de Belo Horizonte tem toda disposição em trabalhar em conjunto com Contagem. Belo Horizonte precisa do apoio e da ajuda do Governo do Estado e do Tribunal de Contas, nós precisamos disso para transformar a Lagoa da Pampulha num lugar mais atrativo”, afirmou o prefeito. 

Marília Campos pediu a presença no grupo de trabalho da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae) e também reforçou o apoio.

“A gente vem desenvolvendo ações para tirar esgoto dos córregos, porque são eles que que levam esgoto para a lagoa, mas pela primeira vez a gente tem uma ação integrada, o que estamos discutindo aqui é essa necessidade de ações integradas para termos mais eficácia”, defendeu a prefeita.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por