Teleconsultas para suspeitas de dengue são ampliadas para outros quadros clínicos em BH
A partir desta quinta, poderão ser atendidos também moradores com gripe, diarreias, vômitos, suspeita de infecção urinária ou dores articulares - todas de menor gravidade
As vagas de teleconsultas para atendimento de moradores de Belo Horizonte com sintomas de dengue, chikungunya e zika foram ampliadas, a partir desta quinta-feira (14), para outros quadros clínicos, de menor gravidade. Poderão ser beneficiados pessoas que estejam, por exemplo, com gripe, diarreias, vômitos, suspeita de infecção urinária ou dores articulares.
O serviço começou a ser ofertado no fim do mês passado mês com 50 vagas. Com a ampliação, passou a oferece 200 vagas, diariamente, de segunda a sexta-feira. As teleconsultas estão disponíveis para crianças a partir de um ano, adultos e idosos. O horário de atendimento é de 8h às 19h.
A prefeitura da capital informa que a estratégia foi definida para ampliar e garantir o acesso ao atendimento médico, considerando a atual pressão assistencial das unidades da rede SUS-BH. O serviço de teleconsultas foi retomado em 29 de fevereiro e, desde então, já foram ofertadas mais de 1 mil consultas.
Todos os moradores da capital, a partir de um ano de idade e cadastrados em um dos 152 centros de saúde, podem ter acesso à modalidade assistencial, por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da rede SUS. Caso o cidadão não tenha cadastro, ele deve procurar a unidade de referência para realizar esse processo. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.
Após ser referenciado em um dos centros de saúde, o cidadão deve acessar o serviço por meio deste link para agendar a consulta. Depois de confirmar o cadastro na plataforma, o paciente escolhe a data e horário, dentro da disponibilidade apresentada. Próximo à marcação, o usuário entrará novamente no sistema com o CPF e data de nascimento e terá acesso.
É importante esclarecer que as teleconsultas agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro delas e não dos pais, mas cabe destacar que os responsáveis devem acompanhar todo o atendimento.
De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as orientações, além da prescrição de medicamentos e outros documentos médicos que se fizerem necessários e que serão enviados para o e-mail cadastrado em um prazo de até 24 horas. Com a impressão da receita ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar a medicação ou agendar o exame solicitado no centro de saúde de referência.
* Com informações da PBH