Saúde

Teleconsultoria agiliza o atendimento de saúde em 149 municípios mineiros

Ferramenta qualifica cuidado na Atenção Primária com orientação de especialistas e redução de encaminhamentos

Do HOJE EM DIA*
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Publicado em 06/01/2025 às 11:10.Atualizado em 06/01/2025 às 11:49.
Programa está sendo implementado em fases, com duração total de 12 meses (Carol Souza)
Programa está sendo implementado em fases, com duração total de 12 meses (Carol Souza)

Desde julho de 2024, 149 municípios mineiros já estão utilizando a teleconsultoria na rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Programa de Teleconsultoria Clínica, que oferece orientações para o manejo de casos otimizando os serviços e reduzindo os encaminhamentos.

Nesta primeira fase, estão sendo focados oito macrorregiões, priorizadas por critérios epidemiológicos e sanitários: Centro, Jequitinhonha, Norte, Noroeste, Nordeste, Leste, Leste do Sul e Oeste.

A incorporação das teleconsultorias ao fluxo de atendimento ambulatorial especializado no estado é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e financiada pelo Ministério da Saúde.

O programa é executado pelos Núcleos de Telessaúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo Hospital das Clínicas (HC) da UFMG e pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma).

"Nosso grande esforço é sensibilizar os municípios da importância dessa tecnologia e seu uso, para que compreendam o quanto é vantajoso para o profissional que a utiliza e como isso retorna no cuidado com o usuário", explica a diretora de Políticas de Atenção Primária em Saúde da SES-MG, Cristina Coelho.

Integração

As teleconsultorias são realizadas em plataformas virtuais, onde profissionais da Atenção Primária à Saúde podem enviar dúvidas clínicas para teleconsultores especializados. O prazo de resposta é de até 72 horas, com a possibilidade de envio de novas informações ou dúvidas após a resposta inicial.

Antônio Guedes, médico dermatologista e teleconsultor pelo núcleo da UFMG e pelo HC, destaca que o recurso facilita tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

“Quando há dúvidas na área de dermatologia, por exemplo, os profissionais encaminham fotos e informações detalhadas sobre o caso para o Núcleo de Teleconsultoria e eu respondo diretamente ao solicitante”, explica.

Maria Clara Lima, médica da Atenção Primária à Saúde, que trabalha em Belo Horizonte, aprovou a iniciativa. “Poder discutir os casos com outro médico e tornar mais eficiente o encaminhamento dos pacientes qualifica não só a resolução dos casos, mas também o meu trabalho”, ressalta.

A enfermeira Izabela Figueiredo, que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Alvinópolis, aderiu à teleconsultoria desde setembro.

“Por meio do programa, consigo aprimorar o cuidado, pautada em orientações de médicos especializados. O recurso facilita o acesso a especialistas, impactando até na redução do deslocamento dos pacientes para outras cidades”, destaca.

Também médica da APS, em Salinas, Josiane Baleeiro, conta sua experiência com o programa.

“Encaminhei o caso de um paciente idoso, com diabetes e hipertensão arterial, apresentando proteinúria significativa, com exames laboratoriais e de imagem alterados. O caso foi enviado, analisado e discutido com a equipe especializada, e conduzido de forma satisfatória aqui na atenção primária à saúde”, detalha.

“É uma ferramenta importante que acelera o atendimento do paciente da saúde pública, aumentando a resolubilidade da atenção básica e a otimização do compartilhamento do cuidado”, analisa a médica.

Avaliação

Segundo o primeiro monitoramento quadrimestral do Programa de Teleconsultoria Clínica, realizado em setembro, o manejo clínico foi resolvido na própria APS em 86,81% dos casos, evitando encaminhamentos para a AE e qualificando o atendimento ao usuário.

No período entre julho e setembro, foram realizadas 517 teleconsultorias em 24 municípios, com uma média de satisfação de 4,91 (em uma escala de cinco) entre os profissionais que utilizaram o recurso.

*Com informações da Agência Minas

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