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Tem professor o tempo todo? Procon de BH dá dicas sobre direitos do consumidor em academias

É preciso pesquisar sobre a empresa e ler sempre o contrato antes de assiná-lo

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 13/03/2025 às 16:40.Atualizado em 13/03/2025 às 17:22.

Academias de ginástica em Belo Horizonte têm sido alvo de fiscalizações do Procon BH. Consumidores têm que ter cuidado na hora de contratar esse tipo de serviço. Neste ano, 12 inspeções foram feitas pelo órgão municipal na capital. Até o momento, foram constatadas 27 irregularidades.

Ana Paula Araújo, diretora do Procon BH, explica que as ações são respostas às reclamações de consumidores que utilizam serviços prestados pelas academias de ginástica, uma vez que tem crescido a demanda pelo serviço e o número de estabelecimentos.

“A fiscalização engloba duas visitas, uma para vistoria técnica e outra para autuação, caso haja alguma irregularidade. Dentre os itens fiscalizados estão a exibição do telefone do Procon em local visível; disponibilidade de exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) para consulta; alvará de licença válido; presença constante de um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF); produtos expostos à venda; informação de preço nos produtos e do serviço prestado; forma de pagamento; análise dos contratos, principalmente as cláusulas referentes às multas de cancelamento; dentre outros itens. O objetivo do Procon BH é fiscalizar aproximadamente 60 estabelecimentos”, afirma a diretora.

Nas fiscalizações feitas pelo Procon de BH foram emitidos relatórios, tendo sido constatado:

  • Falta de exemplar do Código de Defesa do Consumidor
  • Falta de informação das condições de pagamento
  • Falta de afixação de cartaz contendo telefone dos órgãos de Defesa do Consumidor
  • Recusa em receber pagamento em espécie na moeda corrente do país

A diretora do Procon Municipal dá algumas dicas importantes para o momento de contratar o serviço.

“Cuidado na hora de contratar esse serviço, pesquise sobre a empresa, leia sempre o contrato antes de assiná-lo, verifique as cláusulas contratuais (período de vigência, formas de pagamento, opções de rescisão e suas sanções), tire as dúvidas antes de assinar qualquer documento. Caso perceba alguma irregularidade, procure outro estabelecimento para se matricular e denuncie para algum órgão de proteção e defesa do consumidor”, desta Ana Paula Araújo.

Os canais de atendimento do Procon BH estão disponíveis no Portal de Serviços da PBH ou por meio de atendimento presencial, mediante agendamento prévio (agendamentoeletronico.pbh.gov.br), ou ainda, por e-mail: procon@pbh.gov.br, para o recebimento de denúncias.

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