Belo Horizonte deverá ter as maiores temperaturas já registradas em 104 anos, data de quando começaram as medições do tempo na capital, em 1910. Segundo o Centro de Climatologia Tempo Clima Puc/Minas, os termômetros podem chegar a 38 graus Celsius no próximo domingo (19), ultrapassando a marca histórica de 37,1º C, atingida em 31 de outubro de 2012.
Antes, no sábado, também se espera no recorde de temperatura no ano. A previsão é de chegar aos 37º C, superando os 36,2º C, registrada em nesta quarta-feira (15). Nesta quinta-feira, a máxima foi de 29,7º C.
Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, a massa de ar seco estacionada sobre a região sudeste do país, que impede o desenvolvimento de nuvens, só deve ser vencida na próxima terça-feira (21) tornando real a possibilidade de chuva para Belo Horizonte. No entanto, ainda não é possível dizer a intensidade da precipitação. “Nesta época do ano é comum temos pancadas com presença de raios e ventanias”, afirma.
ESTIAGEM
Um dado preocupante é que passados os quinze primeiros dias de outubro não foram registradas chuvas nas estações pluviométricas em BH. A média histórica para o mês é de 123 milímetros, mas até agora, o número é zero neste ano.