Temporada de estágios para o segundo semestre começa com mais de 22 mil vagas em todo o país

Renata Evangelista
rsouza@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/07/2018 às 17:01.Atualizado em 10/11/2021 às 01:35.
 (Nube/Divulgação)
(Nube/Divulgação)

Agosto e setembro são os melhores meses do 2º semestre para contratação de novos estudantes. Nos próximos 60 dias, a previsão do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) é de abertura de 22,5 mil novas vagas no Brasil. Por isso, o período pós-férias é o momento ideal para os alunos que almejam uma colocação no mercado de trabalho.

Do total de vagas, a maioria é destinada para os universitários. Conforme o Nube, são 18,5 mil oportunidades para aqueles que estão cursando o ensino superior. Para quem está no ensino médio e técnico serão quatro mil chances. Os dados apontam melhoria no setor pelo segundo ano consecutivo.

A alta, de acordo com a gerente de treinamentos do Nube, Yolanda Brandão, é devida à retomada da economia e também à mobilidade do período, já que muitos estagiários formaram-se, tiveram o contrato encerrado ou foram efetivados. "Essa é a hora ideal para se aprimorar e evoluir. Quem até agora não tinha se colocado no mercado e aproveitou o mês de julho para descansar, deve ir em busca de uma posição", aconselha.

Destaque

Segundo Yolanda, os cursos mais procurados pelas empresas são aqueles que têm mais alunos matriculados, como administração, engenharia, direito, comunicação social e TI. Porém, ela garante que todos os estudantes têm oportunidade de garantir uma ocupação. 

Um conselho da gerente do Nube é ser ativo e ágil na procura do emprego. Confira quatro dicas para sair na frente dos concorrentes e se destacar. Confira abaixo:

  •  Pesquisar as vagas de forma ativa: tem que ficar de olho nos sites de recrutamento, pedir indicações para amigos e familiares que estão empregados, e também ficar atento às vagas oferecidas pelas instituições de ensino;
  • Se preparar para o processo seletivo: fazer cursos, entrar no Google Maps para saber como chegar na empresa e revisar o currículo. Vale também preparar uma fala sobre a experiência profissional, o porquê do estudante ter escolhido o curso e a empresa, e qual o interesse dele naquela oportunidade;
  • Atenção ao português: 40% dos jovens são reprovados na primeira fase de testes por não terem conhecimento da língua portuguesa.
  • Autoavaliação: o candidato deve usar as entrevistas para se avaliar e perceber no que precisa melhorar e aprimorar. Isso é fundamental para ser mais assertivo em um próximo processo seletivo.

Busca por vaga

Os interessados em concorrer a uma das vagas disponíveis no Nube podem fazer o cadastro gratuito neste site. É necessário preencher os dados pessoais, escolaridade e endereço residencial. Também é feita uma descrição da capacidade profissional do estudante. Todo o processo é feito on-line.

A gerente de treinamentos do Nube, Yolanda Brandão, explica que existem duas formas de concorrer aos postos. A primeira é aguardar que o Nube direcione para as vagas que tem o perfil do candidato. Mas é possível, também, que o estudante clique direto em uma determinada vaga e, assim, se cadastre para aquele posto.

"Aconselho que o interessado ative as notificações para ser informado sempre que surgir uma nova vaga. Ele também pode acompanhar diretamente no site do Nube e nas redes sociais para saber sempre de novas aberturas", ensina.

Qualificação

Para quem quer se destacar em meio à competitividade, outro conselho da especialista é qualificar-se. Ela sugere fazer os cursos on-line e gratuitos disponíveis no Nube. Tem curso de como elaborar currículo, falar em público, administrar o tempo, entre outros. Os cursos podem ser acessados aqui.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por