Termômetros registram 37.1ºC e calor bate recorde em BH

Rosildo Mendes - Do Hoje em Dia
31/10/2012 às 19:19.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:45

(Flávio Tavares)

A sensação crescente de calor enfrentada pelos belo-horizontinos durante o dia estava certa. nesta quarta-feira (31), Belo Horizonte registrou o recorde em temperatura. O índice de 37.1ºC foi registrado às 16 horas, de acordo com dois institutos de meteorologia e bateu o recorde anterior, de 36,6ºC, marcado no último domingo. A umidade neste horário era de 21%. Em outro instituto, os termômetros marcaram 36,5%.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), o forte calor com temperaturas altas em algumas regiões do Estado, associado à variação de umidade, favoreceu a formação de fortes chuvas acompanhadas de raios, ventos e granizo nas regiões do Triângulo Mineiro, Central, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e RMBH.

Em Jaboticatubas, na região Metropolitana de Belo Horizonte, a forte chuva no final da tarde deixou muitos moradores assustados. Em menos de 15 minutos, várias casas perderam os telhados, árvores caíram e os motoristas que trafegavam pela MG-010, sentido Serra do Cipó, tiveram que parar no acostamento para evitar acidentes.
Em São Gonçalo do Rio Abaixo, no trevo de Itabira, região Central do Estado, houve registros de chuva de granizo na BR-381.

Segundo o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, a temperatura máxima chegou a 36,5ºC. A temperatura mais alta registrada nesta quarta-feira foi em Governador Valadares, onde os termômetros marcaram 41ºC. Até sexta-feiram, a máxima na capital mineira deve ficar na casa dos 35ºC.

A Defesa Civil alertou que deverão ocorrer fortes chuvas até sábado e a temperatura máxima pode cair pelo menos dois graus.

Minas registra a terceira morte

Foi confirmado nesta quarta-feira pela Cedec-MG a terceira morte em decorrência das chuvas no Estado. O estudante Plínio César de Oliveira, de 16 anos, estava em sua casa na tarde de terça-feira (30), na zona rural de Itaguara, região Central de Minas, quando uma descarga elétrica atingiu o imóvel.

O jovem chegou a ser socorrido para a Santa Casa de Misericórdia da cidade, mas não resistiu e acabou morrendo.

As outras mortes ocorreram no dia 21 de setembro e 12 de outubro. A primeira foi em Passos, no Sul de Minas, quando Yan Lucas Correa Santos, de 17 anos, foi atingido por parte da estrutura metálica da quadra de esportes da Escola Estadual São José caiu devido a um vendaval.

A segunda morte foi registrada em São Tomé das Letras, também no Sul do Estado. Uma descarga elétrica atingiu Flávio Muniz de Abreu, de 23 anos, durante uma festa rave.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por