Todas as 853 cidades de Minas estão sob alerta de chuvas intensas até esta quinta-feira (4), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A frente fria que atua no Estado deve se estender pelo menos até sexta (5).
Dois alertas foram emitidos pelo órgão para o território mineiro. O primeiro é classificado como “perigo” e outro com “perigo potencial” - ambos para fortes precipitações.
O volume de chuva esperado é de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Segundo o meteorologista do Climatempo, Ruibran dos Reis, a partir de sexta as chuvas começam a dar uma trégua no Estado. “Essa frente fria vai começar a se dirigir para o Norte e Nordeste de Minas. As temperaturas devem começar a subir”.
A previsão para o fim de semana em BH é que a mínima fique em 18°C, e a máxima em 27°C. Tanto no sábado quando no domingo existe a possibilidade de precipitações, mas de curta duração, as chamadas “chuvas de verão”.