Assembleia Sindical

Trabalhadores adiam greve e metrô de BH funcionará normalmente nas próximas semanas

Bernardo Estillac
bernardo.leal@hojeeemdia.com.br
05/02/2022 às 18:12.
Atualizado em 05/02/2022 às 18:24

A greve dos metroviários de Belo Horizonte foi adiada para, ao menos, até 25 de fevereiro. A paralisação era esperada para a esta segunda-feira (7), mas foi prorrogada após decisão em assembleia do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) neste sábado (5).

De acordo com o Sindimetro, em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na última quinta-feira (3), foi solicitada à Advocacia Geral da União (AGU) que criasse um grupo de trabalho para tratar da Resolução 206 do Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (CCPI).

A AGU tem até 23 de fevereiro para responder ao pedido e uma nova audiência no TRT está marcada para o dia 24. Caso não ocorra a suspensão da resolução, a greve imediata será convocada para o dia seguinte, segundo o Sindimetro.

A Resolução 206 faz parte do projeto de desestatização do metrô de BH. Dentre outros pontos, ela impede a transferência dos funcionários lotados na capital mineira para outras unidades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A revogação dessa medida é a principal reivindicação dos metroviários.

Em nota, a CBTU informa que não tem gerência sobre o processo de desestatização movido pelo governo federal. De acordo com a companhia, as demandas relativas a este contexto devem ser endereçadas à União.

O imbróglio entre metroviários, CBTU e governo federal já se arrasta desde 23 de dezembro de 2021, quando os trabalhadores entraram em greve pela primeira vez.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por