4ª dose contra Covid

Trabalhadores da saúde que perderam vacinação neste sábado podem buscar pontos de repescagem

Vanda Sampaio
vsapaio@hojeemdiacom.br
11/06/2022 às 14:32.
Atualizado em 11/06/2022 às 14:46

Público mais vulnerável começou a ser imunizado com a CoronaVac na sexta-feira em Belo Horizonte (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Trabalhadores da área da saúde acima dos 30 anos aproveitaram a manhã deste sábado (11) para receber a 4ª dose da vacina contra a Covid-19. A prefeitura abriu os pontos de vacinação exclusivamente para esse público neste fim de semana. Quem perdeu a data, pode consultar os pontos de repescagem no site da prefeitura ao longo da semana.

A imunização com o segundo reforço só é permitida para aqueles que já receberam a 3ª dose há pelo menos quatro meses. 

Quem procurou o posto de saúde do bairro Santo Antônio, região Sul da Capital, pela manhã, não encontrou fila e conseguiu se imunizar com cerca de 15 minutos. 

O médico Diógenes Rocha, de 38 anos, saiu do plantão no hospital direto para lá. “Estava ansioso para receber a quarta dose da vacina contra Covid-19. O posto aberto no fim de semana facilita para quem trabalha”, relatou o médico. 

Documentos

No entanto, Moara Magalhães Villaça, de 33 anos, que trabalha no setor administrativo da Faculdade Medicina da UFMG, saiu do posto Menino de Jesus despontada ao ser informada que não poderia tomar a vacina. Segundo ela, a profissional que atendeu informou que ela não estaria dentro do grupo convocado, que seria de profissionais que atuam diretamente com pacientes. 

“Não faz o menor sentido. Tomei as três primeiras doses como trabalhadora da área de saúde sem nenhum problema. Agora, vem essa recusa sem sentido”, reclama Moara, que prometeu procurar outro posto logo na sequência para não ficar sem o imunizante. 

A reportagem do Hoje em dia procurou a Secretaria Municipal de Saúde para apurar o que poderia ter acontecido. Em nota, a SMSA apenas reforçou as informações sobre os documentos necessários para vacinação. “Para receber a vacina os profissionais de saúde devem apresentar documentação específica. As equipes das salas de vacinação estão orientadas a respeito desta exigência e só aplicam a dose quando os documentos são apresentados”.

Veja abaixo a documentação obrigatória para se vacinar como trabalhador da saúde:

No posto, é preciso apresentar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte, como por exemplo, o registro no conselho profissional (para profissionais de saúde) ou documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado na capital por meio da apresentação de:

  • Comprovante de pagamento (contracheque); ou
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
  • Contrato de trabalho; ou
  • Relatório do CNES; ou
  • Declaração de Imposto sobre a Renda; ou
  • Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde

Leia Mais

  

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por