Os problemas de segurança e tráfico de drogas dentro do Campus da Universidade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Pampulha, em Belo Horizonte, se tornou tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), após uma série de denúncias publicadas pelo Hoje em Dia. O debate acontece a partir das 9h30, dessa quarta-feira (20).
Para o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sargento Rodrigues (PDT), a direção da universidade precisa ter uma atuação mais incisiva diante do problema. Ele acha que a Polícia Federal deve ser acionada, pois tem jurisdição sobre a área do campus, ou que seja pedido apoio às polícias Civil e Militar, que também poderiam investigar o problema. “É uma vergonha para Minas Gerais ter traficantes agindo à luz do dia dentro do ambiente acadêmico”, critica o parlamentar.
Foram convidados para a audiência pública o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; o reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez; o diretor da Fafich, Fernando de Barros Filgueira; o coordenador da Promotoria de Combate ao Crime Organizado, o procurador de justiça André Estevão Ubaldino Pereira; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; o chefe do Departamento Antidrogas da Polícia Civil, Márcio Lobato; e o superintendente regional da Polícia Federal, Sérgio Barboza Menezes.