Trajeto de Tico Tico Serra Copo dentro do túnel da Lagoinha é vetado pelos bombeiros

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
07/02/2018 às 16:44.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:12
 (Priscila Musa/Divulgação)

(Priscila Musa/Divulgação)

Pioneiro da retomada do Carnaval em Belo Horizonte, o bloco Tico Tico Serra o Copo teve o trajeto do desfile de 2018 vetado pelo Corpo de Bombeiros. Os integrantes estudam até a possibilidade de recorrer à Justiça para viabilizar o desfile conforme planejado, caso não chegue a um acordo com corporação.

O ponto em questão é o desejo do bloco de passar por dentro do túnel que liga a avenida Cristiano Machado ao Complexo da Lagoinha. Em novembro de 2017, os integrantes enviaram à Belotur a sugestão do trajeto, com início no Colégio Batista e finalização na Lagoinha, mas somente às vésperas do Carnaval houve a interdição do Corpo de Bombeiros.

Para conseguir a aprovação dos militares, o bloco redigiu uma carta com a explicação de que costuma atrair um público máximo de 2 mil pessoas e não faz utilização de trio elétrico ou equipamento eletrônico. O bloco garante na carta que segue todos requisitos propostos pelo Corpo de Bombeiros.

Esclarece que o túnel tem 500 metros e, se porventura o túnel for ocupado em toda a sua extensão pelos 2 mil foliões, a média será de 0,2 pessoas por metro quadrado, índice 37,5 vezes inferior ao que se considera configurada situação de pânico.

Este é o décimo cortejo do Tico Tico Serra Copo, que busca sempre oferecer experiências inusitadas de exploração espacial da capital. O bloco já chegou até a desfilar pelos arredores do Complexo da Lagoinha, em 2012. Também já trafegou próximo ao ribeirão Arrudas e ao ribeirão do Onça. No ano passado, o desfile aconteceu pelo bairro Jardim Felicidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a área requisitada apresenta risco eminente por se tratar de um local que impõe limitação. Ou seja, que não tem trânsito livre, rotas de fuga facilitadas em caso de emergência ou condições boas de ventilação e iluminação. 

Informaram, também, que uma reunião entre o órgão e representantes do bloco foi feita nesta quarta (7) e que foi entregue um ofício para manter o trajeto. A resposta sairá na quinta (8).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por