Que tal desfrutar de um fim de semana de lazer, recheado de história, cultura, arte e emoção sobre os trilhos? Passear nos trens de Minas pode ser muito mais do que uma viagem. É a oportunidade de sentir o tempo passar de maneira diferente, aproveitando todos os detalhes de belas paisagens do Estado e desfrutando de delícias tipicamente mineiras. Cheio de surpresas, o programa promete ser especial para toda a família e um momento único para os casais que pretendem fazer um passeio romântico, sem pressa.
Um dos roteiros mais conhecidos é o que liga as históricas cidades de Ouro Preto e Mariana. Com 18 km de extensão, o Trem da Vale ajuda a contar a história e a difundir a cultura e belezas naturais da região. A viagem dura cerca de uma hora e passa por vales, túneis, cachoeiras e paredões de pedras, cenários típicos de Minas Gerais.
Segundo informações da assessoria da Vale, todo o complexo arquitetônico, do qual o trem faz parte, foi revitalizado. Ele abrange duas estações, além de uma completa estrutura de entretenimento, com oficinas de vídeo, biblioteca, cafeteria, entre outros.
Os seis carros de passageiros são puxados por uma locomotiva a diesel. Um vagão panorâmico, com laterais de vidro transparente, permite uma melhor observação das paisagens. Para reviver o clima do passado, os tíquetes da passagem são perfurados por agentes de viagem vestidos a rigor e as estações das duas cidades oferecem atrações culturais.
Belezas de Tiradentes
Uma verdadeira raridade, a maria-fumaça de Tiradentes faz um percurso de 12 quilômetros, com duração de 50 minutos cada trecho. A linha, inaugurada em 1881 por dom Pedro II, passa por fazendas centenárias, áreas de Mata Atlântica, a serra de Tiradentes, montanhas e diversos rios, entre eles, o das Mortes, um dos cenários da Guerra do Emboabas.
Uma verdadeira aula de história, que mexe com a imaginação e traz à memória os tempos de escola, onde tudo parecia tão distante e fantasioso. Somente no ano passado, o passeio recebeu mais de 130 mil passageiros.
Ao chegar em Tiradentes, charretes e carros de boi esperam os turistas para um charmoso e bucólico passeio pela cidade, repleta de construções históricas e restaurantes que oferecem uma gastronomia diferenciada.
Leia mais na edição digital do Hoje em Dia.