Três munícipios do Espírito Santo estão em estado de alerta

Hoje em Dia
Publicado em 08/11/2015 às 10:10.Atualizado em 17/11/2021 às 02:23.

Pelo menos três municípios do Espírito Santo estão em estado de alerta por causa do acidente nas barragens da mineradora Samarco, em Mariana, na região Central de Minas Gerais. A previsão das autoridades capixabas é que a lama que corre pelo rio Doce chegue ao estado entre a noite deste domingo e a madrugada de segunda-feira.

A enxurrada de resíduos de mineração deve passar primeiro no município de Baixo Guandú, na região noroeste capixaba. Em seguida, na madrugada de segunda-feira, deve atingir o trecho do rio que passa pela cidade de Colatina e, por fim, deve chegar a Linhares na tarde de segunda. O nível do rio Doce pode subir entre 1,5m e 2m de altura.

No Espírito Santo não há grande risco de enchente porque o estado vive uma das piores secas da história. A dificuldade maior será garantir o abastecimento de água. O governador Paulo Hartung emitiu um comunicado dizendo que a preocupação maior era com a população ribeirinha.

Confira o texto:

"Estamos trabalhando para diminuir os impactos da onda de lama que vai atingir o rio Doce capixaba nas próximas horas. Na última quinta-feira, em um acidente gravíssimo, duas barragens se romperam no município de Mariana, em Minas Gerais, e provocaram uma enchente de grandes proporções no local, com gravíssimas consequências. Já mobilizamos uma equipe do Estado, que segue para Colatina no início da tarde.

Estamos com link direto com o Governo de MG, nossas equipes já estão trabalhando juntas, e também estamos organizando localmente com as prefeituras de Linhares, Baixo Guandu e Colatina a passagem dessa onda pelo ES.

Hoje de manhã, reunimos as áreas de Meio Ambiente, Defesa Civil, Cesan e de relação com as Prefeituras. Também chamamos a EDP, que opera Mascarenhas.

Uma das nossas preocupações é com a população ribeirinha. As margens do Doce nesses municípios precisa ser desocupada! O abastecimento de água, especialmente de Colatina, também passará por problemas, porque a captação é feita no Rio Doce. Ainda hoje, 14h, em Colatina, será feita uma reunião com as prefeituras. Teremos um plano de emergência!

A nossa área ambiental já está estudando junto com a de Minas as providências para os impactos ao meio ambiente.

Mas, agora, o mais importante é que, repito, quem mora ou está ocupando as margens do rio Doce em Colatina, Baixo Guandu e Linhares, desocupe a área!
Vamos enfrentar esse desafio com coragem, determinação, disciplina e organização! Conto com todos os capixabas!"

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por