Três municípios mineiros escolhem prefeito e vice-prefeito neste domingo

Ana Júlia Goulart
agoulart@hojeemdia.com.br
04/03/2018 às 17:05.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:41
 (TSE/Divulgação)

(TSE/Divulgação)

Ibituruna, no Centro-Oeste do Estado, Campo Azul e Santa Cruz de Salina, no Norte,  votam neste domingo para eleger prefeito e vice-prefeito após os candidatos eleitos em 2016 terem sido cassados. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a previsão é que a votação se encerre às 17h. Os candidatos eleitos devem tomar posse já no dia 23 de março.

Em Ibituruna, o prefeito Francisco Antônio Pereira, do PP, teve suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal no mandato de 2007. A rejeição tornou a candidatura indeferida. O tribunal da cidade também rejeitou as contas de 2013 e constatou requisitos da Lei Das Inelegibilidades na situação do candidato. O político chegou a recorrer ao TSE da decisão e obteve liminar para assumir o cargo até que o julgamento fosse finalizado. O TRE-MG confirmou a situação e determinou o afastamento do cargo.

Serão 2.540 eleitores indo às urnas para escolher entre dois candidatos: Devanil Vitor de Souza, pela PMDB e Heitor Camilo dos Santos, pelo PP. O município tem sete seções eleitorais e dois locais de votação. Sete urnas eletrônicas são usadas e 28 mesários organizam a votação.

Em Campo Azul, o candidato mais votado, José Carlos Pereira de Almeida, teve seu registro indeferido com ter tido as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União. Quase 4 mil eleitores vão as urnas escolher entre dois candidatos: Geraldo Costa Júnior, o Costinha, do partido PODE, e Oseas Almeida Júnior do PSD. A cidade tem 13 seções eleitorais distribuídas em sete locais de votação. Para organizar os trabalhos, serão 52 mesários e 13 urnas eletrônicas utilizadas.  

Em Santa Cruz de Salinas, o candidato que teve o maior número de votos nas eleições de 2016, teve suas contas indeferidas pelo Tribunal das Contas da União em 2015. Os eleitores, 4.319, no total, escolhem entre Aline Teixeira, do PPS e Renaldo Teixeira da Silva do PSDB. Serão 20 seções eleitorais em 13 espaços de votação. Vinte urnas serão usadas e 80 mesários trabalham durante a votação.

Em Minas, outros 13 municípios já tiveram novas eleições em 2017 para escolher prefeitos e vices. Entre eles, a cidade de Cristiano Otoni, na região Central e Conceição do Rio Verde, no Sul do Estado.

Resultado
Em Ibituruna, Heitor Camilo dos Santos (PP) foi eleito com 61,09% dos votos. Cerca de 80% dos eleitores compareceram às urnas. Em Campo Azul, o novo prefeito é Oseas Almeida Júnior, do PSD, que teve 53,27% dos votos. Já em Santa Cruz de Salinas, Aline Teixeira, do PPS, foi eleita com 60,81% dos votos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por