Número de participantes do sistema prisional mineiro no Encceja PPL é o maior do país; provas estão sendo aplicadas nesta terça e quarta-feira
(Sejusp / Divulgação)
Em Minas Gerais, quase 13 mil detentos e 164 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa fazem, nesta terça (29) e quarta-feira (30) as provas do Encceja PPL, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos voltado para Pessoas Privadas de Liberdade, o Encceja PPL. As avaliações estão sendo aplicadas em 143 unidades prisionais, 49 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e 16 unidades socioeducativas. As provas são gratuitas e de participação voluntária.
Minas tem, proporcionalmente, o maior número de inscritos do país. Apesar de São Paulo ficar em primeiro lugar em número absoluto, com 37.451 presos inscritos, o Estado possui uma população carcerária 5 vezes maior do que a mineira. "No Encceja os detentos ampliam suas chances no mercado de trabalho ao consolidar seus conhecimentos por meio do certificado obtido no exame", pontua a diretora de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Míriam Célia dos Santos.
O total de participantes neste ano é 17% maior em relação ao de 2023 e 19,5% no comparativo com 2022. São 12.985 inscritos este ano, 11.062 em 2023 e 10.862 em 2022.
Sistema Socioeducativo
O Sistema Socioeducativo de Minas Gerais também participa do exame. Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, teve o maior número de inscritos no estado, com 21 adolescentes fazendo as provas.
“As provas são uma oportunidade para os adolescentes concluírem os Ensinos Fundamental e Médio, e buscarem, a partir daí, construir sua própria história. O exame também possibilita novas oportunidades para inserção no mercado de trabalho”, destaca a pedagoga da unidade, Tânia Carla Campos.
Leia também: