Dados da Fecomércio

Turismo em Minas cresce 43,6% em relação ao período pré-pandemia

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/07/2023 às 13:35.Atualizado em 25/07/2023 às 16:32.
Tiradentes é um dos destinos mais visitados em Minas (Léo Lara/Divulgação)
Tiradentes é um dos destinos mais visitados em Minas (Léo Lara/Divulgação)

O turismo em Minas se recuperaçou significativamente após a pandemia e está melhor do que o período anterior à chegada da Covid-19. Enquanto o Brasil registrou crescimento de 6,3% - quando comparado o mês de maio de 2023, frente a janeiro de 2020, no Estado o número chegou a 43,6% na mesma comparação.

Os dados são do Núcleo de Estudos Econômicos da  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), que analisou os dados do IBGE sobre o desempenho da atividade turística, compondo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). As variações referem-se ao desempenho do setor observado em maio. A partir dos dados,  foram avaliados os últimos 10 percentuais para a volume da atividade.

O indicador de volume da atividade turística mostra que a herança deixada pela pandemia já ficou para trás. Para Milena Soares, turismóloga da Fecomércio MG, a busca por turismo de experiência já é uma tendência mundial.

"Minas Gerais oferece diversas opções que vão de encontro ao interesse do turista que busca vivenciar novos destinos”, ressalta.

A previsão é de que a atividade em Minas continue se desenvolvendo,já que o governo do Estado anunciou investimento de cerca de R$ 1 bilhão em recursos para impulsionar o turismo.

O indicador de volume de atividade turística no acumulado em 12 meses (junho de 2022 a maio 2023 / junho de 2021 a maio 2022) manteve um avanço crescente tanto no Brasil quanto em Minas.

O Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG constatou que a variação é menos intensa que o observado no mesmo período dos últimos meses, fator que se deve em função do indicador considerar período que a base de dados ainda era fraca em função da queda da atividade no trimestre móvel de junho a agosto de 2021, devido ao período da pandemia.

“Nossa análise sugere que nos próximos meses, ao passo que a base considerada fraca, vá ficando para trás e o indicador na abertura do acumulado de 12 meses trará um reflexo mais realista do desempenho da atividade para o mercado, explica Gilson Machado, economista da Fecomércio MG.

No acumulado do ano (janeiro a maio de 2023 / janeiro a maio de 2022) a atividade turística apresentou um desempenho de 8,4% para o Brasil e de 19,7% para Minas, demonstrando que o estado vem crescendo mais intensamente que o indicador nacional.

O indicador do volume de atividade turística no âmbito nacional na variação anual (maio 2023 / maio 2022) registrou um crescimento de 8,6%, é possível observar que o indicador para o Brasil nessa abertura veio mais intenso que os últimos dois meses, março e abril, quando o indicador apontou avanço de 6,2% e 1,4%, consecutivamente.

“Ao reportar os dados de Minas Gerais, temos um acréscimo no indicador de 17,0%, o que demonstra um crescimento mais significativo quando comparado ao do Brasil. Podemos destacar que nessa abertura o indicador de ambas as esferas vem apresentando desempenho positivo a mais de 24 meses”, enfatiza Gilson Machado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por