(Acervo Pesquisa/UFMG)
O Laboratório de Bioengenharia da UFMG busca voluntários para testar uma prótese robótica que tenta restaurar os movimentos da mão e do cotovelo. Podem se inscrever pessoas que há mais de seis meses têm hemiparesia esquerda (comprometimento motor do braço esquerdo) decorrente de um acidente vascular encefálico.
“Nosso objetivo é desenvolver um equipamento leve, resistente e de baixo custo, além de facilmente transportável e com a capacidade para melhorar a execução das atividades cotidianas dos pacientes”, informa a terapeuta ocupacional Fernanda Ferreira, que cursa o mestrado em Engenharia Mecânica na UFMG e conduz o experimento.
A prótese vem sendo desenvolvida desde 2005 e agora se encontra na fase de validação, que consiste na realização de testes com pacientes. A pesquisa é orientada por professores da Escola de Engenharia e da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.
Interessados em participar do projeto devem entrar em contato pelo telefone (31) 9 9511-7701 ou pelo e-mail bioengenhariaufmg@hotmail.com.