empreendedorismo e tecnologia

UFMG inaugura 'Hub de Inovação' para start-ups dentro do Parque Tecnológico de BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
15/03/2023 às 20:25.
Atualizado em 15/03/2023 às 20:35
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

O mercado de tecnologia de Belo Horizonte e de Minas ganhou mais uma ferramenta de inovação nesta quarta-feira (15), com a inauguração do "Hub de Inovação", que ocupa um andar no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), no campus da Universidade Federal de Mina Gerais (UFMG), na Pampulha.

O local é voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo de base científico-tecnológica e pretende ser um ambiente de compartilhamento de informações entre empresas, com a realização de programas de aceleração e incubação de start-ups de alto potencial tecnológico.

O hub é fruto de uma parceria entre a UFMG, a  Prefeitura de BH e o Governo de Minas.

O espaço tem aproximadamente 550 m² e conta com coworking, salas de reunião, laboratório maker, zona de descompressão e outras áreas de trabalho e convivência.

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

“Aqui temos espaços para incubação, coworking, aceleração, pós-aceleração, softlanding, consultorias e um Fablab (oficina de fabricação digital)", explica Marco Crocco, CEO do parque tecnológico da UFMG.

No "Hub de Inovação" da BH-TEC os profissionais contarão com assessoramento empresarial; soft landing para instalação de empresas nacionais e internacionais que prospectam negócios em Minas; consultoria em transferência de tecnologia; e espaços para cocriação e rodadas de negócios.

Segundo o CEO do BH-TEC, o local é diferente de outros espaços de inovação por estar diretamente vinculado à universidade, permitindo a interação entre o ambiente acadêmico e as empresas. “Por isso, buscamos atrair empresas que surjam dentro da UFMG ou que estejam interessadas em parcerias para as tecnologias geradas”.

Durante o evento de inauguração o prefeito de BH, Fuad Noman, destacou que o espaço é um “porto seguro” para desenvolvimento de novas experiências em tecnologia. "Um parque tecnológico como esse é um grande motor de aceleração, que reúne mentes brilhantes e, a partir delas, desenvolve novas soluções para resolver os problemas de áreas como agricultura, indústria e mesmo do dia a dia de cada um de nós”, observou.

Atualmente, mais de 40 empresas de diferentes segmentos estão sediadas no BH-TEC, entre residentes e associadas ao Parque Aberto, além de dois centros tecnológicos.

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por