UFMG promove dia de pedalada no campus

Da Redação
22/09/2012 às 07:41.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:29
 (Maurício de Souza/Hoje em Dia)

(Maurício de Souza/Hoje em Dia)

O empréstimo de bicicletas no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é o primeiro passo para a implantação de ciclovias na área da instituição. Nessa sexta-feira (21), em caráter experimental, dezenas de pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica foram convidadas a se deslocar pela UFMG pedalando.

Meia hora

Elas usaram bicicletas emprestadas durante 30 minutos. O público-alvo foi principalmente quem chegou à universidade de carro.
A iniciativa partiu da Reitoria da UFMG. O objetivo foi promover reflexões sobre a mobilidade dentro do campus. Neste sábado (22), comemora-se o Dia Mundial sem Carro.

Benefícios

A expectativa é a de que, caso as ciclovias sejam implantadas, a adesão às “magrelas” ajude a reduzir o número de veículos, principalmente automóveis, que circulam pelo campus. Hoje, são quase 35 mil por dia, o que faz com que as vias tenham tráfego intenso no início e no fim das aulas, nos três turnos.
Outras vantagens do uso das bicicletas seriam a redução da poluição, devido ao menor gasto de combustível, e a prática de exercícios físicos.

Mais espaço

A BHTrans está em fase de implantação de novos trechos de ciclovia na capital mineira. Um deles ficará na rua Rio de Janeiro, onde faixas especiais vão delimitar a área destinada ao tráfego de bicicletas. As avenidas João Pinheiro, no Centro, João XXIII, na Vila São José, e Fleming, no bairro Ouro Preto (Pampulha), também serão contempladas. Atualmente, Belo Horizonte tem 36 quilômetros de ciclovias. A meta da prefeitura, até 2013, é chegar a cem quilômetros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por