Todos incluídos

UFMG sedia lançamento nacional de relatório da ONU sobre educação para refugiados

Pedro Faria
@pedfaria
13/09/2022 às 11:07.
Atualizado em 13/09/2022 às 11:10
Aulas são ministradas por alunos da graduação e da pós-graduação da Escola de Música  (UFMG/Divulgação)

Aulas são ministradas por alunos da graduação e da pós-graduação da Escola de Música (UFMG/Divulgação)

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sedia nesta terça-feira (13), o evento nacional de lançamento do relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur/ONU). O texto é focado na educação de refugiados.

O evento começa às 14h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus da Pampulha. 

Com o tema "Todos incluídos", a campanha pela educação de pessoas refugiadas, o relatório reúne dados inéditos sobre o ciclo escolar de 2021 - como inclusão de crianças e jovens refugiados nos sistemas de educação de diversas partes do mundo - levando em conta recortes de idade, gênero e nível educacional.

A professora Carolina Moulin Aguiar, coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) do Acnur na UFMG, apresentará as ações desenvolvidas nos campos de ensino, pesquisa e projetos de extensão universitária em prol da população refugiada. “A centralidade das universidades públicas federais na formatação das políticas afirmativas de inclusão de refugiados, por meio de editais específicos, projetos de pesquisa e de extensão voltados para a assistência, integração e promoção de direitos, consolidou-se com a grande rede de cátedras Sérgio Vieira de Mello”, afirma.

Durante o evento, um estudante venezuelnano fará o relato de sua trajetória estudantil na UFMG, falando de suas dificuldades e conquistas. Também está prevista a apresentação da ONG IKMR (I know my rights), que acompanha 128 crianças de 12 nacionalidades.

A entrada é gratuita e, detalhes sobre o evento, clique aqui.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por