Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida após um vazamento de gás em uma siderúrgica de produção de ferro-gusa no bairro Cachoeira, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (26). O gás continha monóxido de carbono, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Além de militares dos bombeiros, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e tentaram reanimar uma das vítimas, de 25 anos, que não resistiu à intoxicação. A outra pessoa foi socorrida ao Hospital Regional de Betim. De acordo com a Secretaria Municipal da cidade, o paciente tem um quadro de saúde estável.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o resíduo de gás decorrente do processo de produção do ferro-gusa é canalizado para um auto-forno e os dois funcionários teriam se intoxicado durante a limpeza do forno. Conforme informação da Prefeitura de Betim, o primeiro funcionário passou mal logo após o escoamento do gás tóxico e o segundo se aproximou para ajudá-lo.
A perícia da Polícia Civil esteve presente para investigar as causas da intoxicação. Segundo a prefeitura, "uma equipe da Defesa Civil está no local do acidente para, junto ao Corpo de Bombeiros, averiguar as áreas para isolamento, bem como fazer interdições nos locais a serem periciados, evitando novos riscos. O órgão também acompanhará a situação de alvarás e licenças da empresa".
A Metalsider afirmou que está dando o apoio aos familiares da vítima e que obedece todas as normas de segurança exigidas por lei.