Abusar da hidratação é a ordem para esta segunda-feira (2) em Belo Horizonte. A onda de calor se intensifica na capital, que pode registrar umidade relativa do ar em torno de 10%. O alerta foi feito pela Defesa Civil. O dia será de céu claro com temperatura máxima de até 33 ºC .
Maior deserto do mundo, o Saara, na África, apresenta altas temperaturas e baixa umidade do ar. Por lá, o índice chega próximo a 10%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera situação de alerta quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%.
Recomendações para enfrentar o calor e a baixa umidade:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos específicos ou coloque uma bacia com água no quarto;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e as 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas.
Onda de calor
Setembro começou com uma nova onda de calor atingindo Belo Horizonte e outras regiões do Estado. Segundo Lizandro Gemiacki, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor deve permanecer pelo menos até sexta-feira (6). De acordo com o especialista, a condição é decorrente de uma “intensificação da massa de ar quente e seco que está sobre o continente”.
A situação é caracterizada pelo aumento anormal das temperaturas por um certo período. Para ser considerada onda de calor, os termômetros devem registrar 5° graus acima da média daquela localidade por um período de três a cinco dias.
Leia mais: