Ampliar o acesso e garantir a qualidade do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são os principais objetivos do investimento de R$ 2,1 milhões feito pelo Governo de Minas na compra de 1.062 equipamentos novos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Fernando Pimentel entregou, nessa quarta-feira (12), os aparelhos que equiparão 50 UBSs de 47 municípios e darão subsídios para o funcionamento das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
“Esses 47 municípios estão tendo essas unidades básicas equipadas de forma a permitir que a estratégia de saúde da família possa ser implementada com conforto, equipamentos, enfim, de forma mais eficiente. Nós estamos consolidando uma estratégia que foi traçada em 2015 e que estabeleceu critérios e a documentação necessária para que os municípios cujas UBSs precisavam ser equipadas se credenciarem para receber os equipamentos”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz.
Experiência
Fernando Pimentel destacou o empenho do governo em “multiplicar os poucos recursos para atender os municípios do Estado”.
“Com a experiência de ter sido prefeito de BH, secretário municipal, vice-prefeito, ministro, e agora governador, digo que um posto de saúde bem equipado faz toda a diferença para quem precisa. Fazer uma doação de ambulância, como já fizemos mais de mil do ano passado para cá, de um equipamento para colocar no posto de saúde ou um convênio que você faz com o município, parece coisa pequena quando você olha de longe, mas é importante porque, muitas vezes, o município não tem recursos para cuidar daquela necessidade mais imediata do cidadão”, afirmou.
“Esses equipamentos são muito importantes, pois a atenção básica é de extrema necessidade para cuidar da população”
Cristiane Lasmar de Moura Rezende
Prefeita de Oliveira
Harmonia
O governador ressaltou a importância da união entre os Três Poderes para um melhor desempenho da administração.
“Em Minas, não que não tenha crise, não que não tenha problema, mas estamos enfrentando as crises e as adversidades trabalhando 24 horas por dia para vencer as dificuldades. É isso que vai fazer a situação mudar, o Brasil andar para frente. Minas está construindo, e já tem dois anos que nós estamos trabalhando nessa direção, um ambiente de harmonia entre o Poder Legislativo, o Executivo e o Judiciário”, completou.
Representando os chefes de Executivo dos municípios beneficiados, a prefeita de Oliveira, Cristiane Lasmar de Moura Rezende, salientou a importância dos equipamentos de saúde.
“Agradeço em nome dos prefeitos ao governador e ao secretário de Saúde que, mesmo frente às dificuldades financeiras, têm se preocupado com a atenção à saúde dos municípios”, disse.
Além Disso
Foram entregues 50 oftalmoscópios, 50 aspiradores de secreção, 50 carros para uso hospitalar (carro de emergência), 52 detectores fetais, 50 desfibriladores (DEA), 50 câmaras de conservação 100-150 litros, 50 câmaras de conservação 300-350 litros, 123 carros maca, 52 mesas ginecológicas, 50 cadeiras de roda para obeso, 50 eletrocardiógrafos, 210 mesas clínica e 225 impressoras.
Distribuição
Os equipamentos foram encaminhados para as cidades das seguintes regiões do Estado:
Campo das Vertentes: Senhora dos Remédios;
Central: Araújos e Lagoa da Prata;
Jequitinhonha: Jacinto, Francisco Badaró e Turmalina;
Metropolitana: Santa Bárbara, Contagem (contemplada em duas UBSs), São José da Lapa e Desterro de Entre Rios
Noroeste: São Gonçalo do Abaeté;
Norte: Lassance, Francisco Sá e Grão Mogol;
Oeste: Candeias, Piumhi, Santana do Jacaré, Carmo do Cajuru e Oliveira;
Sul: Alpinópolis (contemplada em duas UBSs), Ibiraci, Andrelândia, Itaú de Minas, Areado, São João Batista do Glória, São Tomás de Aquino, Divisa Nova, Serrania, Paraguaçu e Guapé;
Triângulo: Ibiá, Iturama (contemplada em duas UBSs), Carmo do Paranaíba, Limeira do Oeste, Tiros e Uberlândia;
Vale do Mucuri: Águas Formosas;
Vale do Rio Doce: Ipatinga e Goiabeira;
Zona da Mata: Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Leopoldina, Matipó, Mercês, Palma e Pedra Dourada.