O uso da máscara de proteção contra a Covid-19 em locais fechados não será mais obrigatório a partir desta quinta-feira (11) em Belo Horizonte. A informação foi anunciada pelas redes sociais do prefeito Fuad Noman (PSD), nesta quarta (10).
Na publicação, o chefe do executivo justificou que a decisão foi tomada diante dos indicadores favoráveis da pandemia apresentados pelo grupo técnico da Secretaria Municipal de Saúde.
Apesar da liberação, o prefeito disse que a prefeitura continuará recomendando, por precaução, o uso de máscaras nas escolas públicas e privadas, serviços de saúde e transporte coletivo de passageiros.
“É muito importante que cada um de nós mantenha os cuidados para evitar a contaminação. E, principalmente, que tome todas as doses da vacina!”, concluiu o prefeito.
O último boletim epidemiológico, divulgado pela PBH nesta terça-feira (9), aponta que, nos últimos 14 dias, a cada 100 mil habitantes, 62,3 se contaminaram pelo vírus. Há duas semanas, o índice estava em 152,5. O que representa uma queda de 59,1%.
Uso obrigatório
O uso da máscara em locais fechados havia sido desobrigado em 28 de abril, sendo mantido apenas no transporte público e unidades de saúde.
Em 14 de junho, a prefeitura anunciou o retorno do item para conter a disseminação da doença na capital. A prorrogação seguiria até o dia 15 de agosto.
Leia mais: