Vacina contra Covid para crianças começa a ser distribuída na 2ª quinzena de janeiro, diz Queiroga

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/01/2022 às 11:32.Atualizado em 04/01/2022 às 00:17.
 (banco de imagens/ Freepik)
(banco de imagens/ Freepik)

Os imunizantes da Pfizer para proteção de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 devem começar a chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. A informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta segunda-feira (3). 

“Na segunda quinzena as vacinas começam a chegar e serão distribuídas, como nós temos distribuído”, disse após evento no Ministério da Saúde.

No país, a aplicação da vacina foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro. O cenário, no entanto, seguiu incerto depois que o governo resistiu em iniciar a imunização, mesmo diante de recomendações de especialistas.

Nesse domingo (2), uma consulta pública sobre a vacinação de crianças foi finalizada pelo governo. O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, era “informar e conhecer as dúvidas e contribuições da sociedade científica e da população" sobre a imunização nessa faixa etária.

Casos em Minas

Nos últimos dois anos, a Covid-19 matou mais mineiros com até 9 anos do que todas as doenças preveníveis com vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A comparação indica a urgência da imunização de crianças contra o coronavírus, medida defendida por médicos e cientistas.

No período, 78 crianças perderam a vida por complicações provocadas pela Covid no Estado, enquanto 62 duas morreram por pneumonia, 17 por meningite e duas por hepatite. Cabe ressaltar, no entanto, que os imunizantes disponibilizados pelo SUS não protegem contra todas as variações dessas enfermidades, que podem ser causadas por vírus, bactérias ou fungos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por