'Vacina não dói, não precisa ficar com medo', incentiva garotinho após ser vacinado em BH
No Dia D da vacinação, capital mineira mobiliza centros de saúde para imunizar crianças e adolescentes
O sábado (23) está sendo marcado pela mobilização em prol da vacinação infantil em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, todos os 153 centros de saúde abriram as portas das 8h às 17h para atender crianças e adolescentes de até 15 anos. A iniciativa faz parte do Dia D da campanha de multivacinação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Arthur Silva, de 8 anos, foi um dos primeiros a receber a dose e incentivou outras crianças a fazer o mesmo. "Podem vir vacinar, eu não fiquei com medo, vacina não doi. Foi só uma picada. Não precisa ficar com medo", disse destemido.
Seu pai, Frederico Oscar Neto, destacou a importância da vacinação aos sábados: "Essa vacinação no sábado é importantíssima, o deslocamento fica mais rápido, assim como o atendimento. Assim a criança não fica tão estressada", afirmou.
Cobertura vacinal em todo o stado
Segundo Eduardo Prosdócimo, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, a campanha abrange todas as 28 regiões de Minas Gerais. "Estamos convocando todos os municípios e a população para atualizar a caderneta de vacinação das crianças. Novembro é um mês importante para avançar na cobertura vacinal", ressaltou.
153 postos de saúde abertos em BH
Na capital mineira, a subsecretária municipal de Promoção e Vigilância em Saúde, Thaísa Drummond, reforçou a importância de aproveitar o Dia D. "Os 153 postos de saúde da capital estão funcionando até às 17h. É uma oportunidade para atualizar o cartão de vacinação das crianças e dos próprios pais", disse.
Documentos necessários
Para receber as doses, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço residencial.
Os endereços dos locais onde as doses estão sendo oferecidas podem ser consultados neste link.
Após o Dia D
Mesmo após o término do Dia D, a vacinação continuará disponível nos centros de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.