Imunização

Vacinação com 4ª dose contra Covid-19 a menores de 40 anos depende do Ministério da Saúde, diz PBH

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/08/2022 às 20:58.Atualizado em 11/08/2022 às 21:00.

Mais de duas semanas após Belo Horizonte iniciar a vacinação contra Covid-19 para maiores de 40 anos, não há previsão de ampliação para outras faixas etárias.

Em nota nesta quinta-feira (11), o município explicou que isso ocorre porque ainda não houve liberação de imunizantes pelo Ministério da Saúde. 

Conforme a PBH, além de nova recomendação da pasta nacional, a ampliação depende da chegada de novas remessas de imunizantes. A Secretaria Municipal de Saúde diz, ainda, que possui “disponibilidade de pessoal” para vacinar os menores de 40 anos, “tão logo o público esteja elegível". 

Para o infectologista Carlos Starling, que integrou o extinto Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte, a ausência da quarta dose para menores de 40 anos coloca em cheque, inclusive, a flexibilização de uso de máscaras em lugares fechados, oficializada em decreto nesta quinta. 

“Ainda temos uma cobertura vacinal de reforço frágil em determinadas faixas etárias. Temos uma incidência ainda alta apesar da queda nas últimas semanas. Ainda estamos em um momento de alerta vermelho”, alegou. 

Mas por que ainda não houve uma liberação do Ministério da Saúde para a quarta dose? “Negaciosismo de sempre da Pasta, que nunca facilitou muito a vida da população em relação à vacinação. Mais uma postura que não dá para entender”, diz o infectologista Carlos Starling. 

A reportagem questionou o Ministério da Saúde sobre a liberação e aguarda retorno. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por