Doses esgotadas

Vacinação contra meningite C para toda população termina antes do prazo e está encerrada em BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
27/04/2023 às 18:19.
Atualizado em 27/04/2023 às 18:21
 (Fábio Marchetto / SES-MG / Divulgação)

(Fábio Marchetto / SES-MG / Divulgação)

Por falta de doses, a campanha de vacinação contra meningite C para o público em geral em Belo Horizonte terminou antes do prazo e foi encerrada na tarde desta quinta-feira (27). A expectativa da prefeitura é que as doses estivessem disponíveis nos postos de saúde para os grupos não prioritários até esta sexta (28).

A ampliação da vacinação teve início há cerca de um mês, no fim de março, e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas mais de 250 mil doses da vacina contra a meningite C no público-alvo.

Neste ano foram confirmados quatro casos de Meningite C e dois óbitos em Belo Horizonte pela doença.

Em nota a secretaria destacou que, a partir da próxima semana, a vacinação de rotina contra a meningite C para crianças e adolescentes ainda não vacinados continuará sendo realizada normalmente em todos os centros de saúde da capital, seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Trabalhadores da área da saúde que também não foram imunizados podem se vacinar até julho deste ano, conforme orientação do governo federal.
 
A Secretaria Municipal de Saúde explica ainda que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina contra a meningite C e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19 e da gripe.

A meningite C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. A vacina é uma importante forma de prevenção à doença.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por