PANDEMIA

Vacinação reduz mais de 30% das mortes por Covid entre idosos acima dos 80 anos em Minas

Lucas Sanches
@sanches_07
Publicado em 04/04/2022 às 06:00.

(Fábio Marchetto - Imprensa MG)

Principal grupo de risco da Covid-19, os idosos com mais de 80 anos recebem a partir de hoje a quarta dose da vacina em Belo Horizonte. Ao todo, 74 mil pessoas são esperadas nos postos de saúde. A aplicação ganha ainda força devido aos resultados já alcançados com as primeiras imunizações.

As mortes de mineiros dessa faixa etária caíram mais de 30% nos dois primeiros meses deste ano, mesmo diante da disseminação de casos provocada pela variante Ômicron. Em janeiro e fevereiro de 2021, o Estado registrou 2.569 óbitos. No mesmo período de 2022 foram 1.709.

As tragédias familiares não podem ser ignoradas, mas o recuo é significativo, segundo o infectologista Unaí Tupinambás, que integrou o Comitê de Enfrentamento à Covid em BH. “Em 2022, tivemos uma explosão de casos em todas as idades. Foi um número muito maior que o registrado no começo de 2021, mas as mortes não acompanharam essa crescente”.

O principal motivo é a ampla imunização. “No começo do ano passado, a vacinação apenas engatinhava em Minas. Além disso, o público mais idoso foi o primeiro a receber as doses e, agora, já estamos prestes a imunizá-los pela quarta vez. Não há dúvidas que as vacinas foram determinantes para que menos pessoas morressem”, completa.

Gripe
Além da quarta dose, BH inicia a Campanha de Vacinação contra Gripe. As convocações para receber os dois imunizantes acontecem de forma simultânea para evitar deslocamentos.

“Os idosos a partir de 80 anos poderão receber a vacina contra a Gripe e mais uma dose do imunizante contra a Covid-19 no mesmo momento. A aplicação das duas vacinas de forma concomitante é segura e não há necessidade de aguardar um intervalo”, explica o subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde, Fabiano Pimenta. 

Além dos centros de saúde, a vacina contra a gripe estará disponível em postos extras e pontos de drive-thru. Os endereços podem ser consultados neste link.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por