Um vazamento de gás amônia em um frigorífico desativado mobilizou o Corpo de Bombeiros na segunda-feira (14) no bairro Vila Suzana, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. O cheiro forte foi sentido por moradores, que acionaram a corporação. Ninguém se feriu.
De acordo com os bombeiros, o vazamento era de um dos dutos de ventilação em uma rua lateral ao frigorífico abandonado. Os militares isolaram a área e arrombaram o portão, que estava trancado com correntes e cadeado, principal para entrar no local.
Com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR), os militares realizaram uma varredura completa no ambiente em busca de vítimas e para identificar o ponto exato do vazamento do gás perigoso.
Não foram encontradas vítimas e os militares constataram que o vazamento estava localizado em um dos cômodos próximos à sala de máquinas, especificamente em um tanque de armazenamento de amônia.
No local, havia diversos equipamentos de refrigeração e o vazamento resultou em condensação na estrutura inferior do tanque. Foi realizado o monitoramento com detectores multigás, registrando uma concentração de amônia acima de 100 PPM no interior do cômodo e entre 5 a 7 PPM no ambiente externo.
Assim, os bombeiros fecharam todos os registros do tanque, mas não conseguiram verificar a pressão interna do tanque, já que os manômetros estavam danificados.
Após a ventilação, os bombeiros controlaram o vazamento e o risco foi controlado.