Fique Atento

Veja dicas de como se proteger com a chegada do período chuvoso em BH

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
06/10/2022 às 07:00.
Atualizado em 06/10/2022 às 13:53

Outubro é marcado pelo aumento no índice de chuvas em Belo Horizonte. Por isso, é importante saber como se proteger e evitar problemas nesta época do ano.

Para dar maior segurança para a população, os alertas preventivos da Defesa Civil da capital passarão a ser enviados também pelo aplicativo WhatsApp – atualmente ele é disponibilizado pos SMS.

O sistema será alimentado pelo órgão com alertas de ocorrência de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, riscos de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos. Os interessados em receber os avisos devem enviar mensagem com a palavra "Olá" para o número (61) 2034-4611 (WhatsApp).

Para o serviço que é oferecido por mensagens de texto (SMS), o usuário deve enviar o CEP da rua em que reside para o número 40199. O serviço não tem custo e, na capital mineira, já é utilizado por cerca de 320 mil pessoas, de acordo com a Defesa Civil.

Outro fator importante de prevenção contra as chuvas é a participação da população, como explicou Isabel Volponi, diretora de Áreas de Risco a Assistência Técnica da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel). "É importante que o cidadão pratique a autoproteção ao não gerar novas situações de risco e não se expor ao perigo, como, por exemplo, contribuir com a poluição das vias, que acaba entupindo as bocas-de-lobo, que acabam piorando as situações durante as fortes chuvas".

As pessoas que moram em áreas de risco são alvo constante de preocupação das autoridades. Por isso, Isabel fez um alerta: "A instrução para a população que mora em áreas de encosta é procurar orientação ao não fazer determinados tipos de obras durante o período de chuva; monitorar se o terreno já tem um corte, se tem trinca, se tem vegetação inclinada. São vários os sinais que apresentam que aquele local apresenta uma instabilidade".

Outra recomendação diz respeito às áreas com enchentes. "A recomendação é a autoproteção. E o que seria essa autoproteção? É a pessoa não entrar na inundação; é a pessoa não tentar atravessar uma rua alagada durante uma enxurrada, não tentar entrar com o carro em um lugar com muita água", disse a diretora.

A Defesa Civil também vem realizando medidas de prevenção a desastres. Até o momento, de forma preventiva, 327 famílias foram retiradas de áreas de risco em BH. Dessas, 58 foram remoções definitivas e 55 com possibilidade de retorno.

Caso seja detectado problema estrutural na residência, acione o órgão pelo telefone 199, para que o local seja inspecionado.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por