Pelo menos 300 municípios mineiros estão em alerta para chuvas intensas nesta quarta-feira (7), conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o aviso, as localidades podem receber precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h.
A tempestade pode causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Na capital, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado a nublado com chuvas e trovoadas, especialmente a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 18°C, a máxima estimada é de 30°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 50% à tarde.
Para conferir a lista de cidades em alerta, clique aqui.
Orientações
Órgãos de segurança orientam que, se surpreendidas nas ruas por fortes rajadas de vento ou raios, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores.
Se necessitarem parar seus veículos, motoristas também devem evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda (outdoor). Em casa, é recomendável desligar aparelhos elétricos, tirando os plugues da tomada. Ajuda ou orientações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Índice pluviométrico
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:
- Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
- Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
- Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
- Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h