Criar uma estrutura para embarque e desembarque de aeronaves não tripuladas, em Belo Horizonte. Este é o objetivo do projeto “BH Aerotrópole", do vereador Wesley (PP), aprovado na última quinta-feira (23), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, da Câmara Municipal. O texto agora será encaminhado à prefeitura da capital.
A proposta é que o espaço seja instalado no Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de BH. Um dos serviços que poderia ser aproveitado com o “BH Aerotrópole” seria a entrega de mercadorias por aeronaves não tripuladas, como os drones.
De acordo com Wesley, a ideia é estabelecer uma estratégia de desenvolvimento social e econômico, centrada na utilização de aeroportos urbanos como base para a “mobilidade aérea urbana”. A implantação do local, prossegue o parlamentar, “cumpre o propósito de atrair e fomentar o desenvolvimento econômico e social das populações e de negócios por ele abrangidos".
"Vários projetos já foram levantados e temos percebido o crescimento do uso de aeronaves não tripuladas, os drones. BH pode se tornar pioneira, trazendo estrutura de embarque e desembarque desse novo modal”, explicou o parlamentar.
Wesley também enfatizou que, por ser um empreendimento de importância estratégica municipal, caso seja aprovado, que a área ocupada pelo Aeroporto Carlos Prates, hoje do Governo Federal, passe a ser administrada pelo Município de Belo Horizonte
No documento apresentado à presidente da CMBH, Nely Aquino (Podemos), o vereador do PP apresentou outras vantagens para a implantação do projeto no Aeroporto Carlos Prates.
Entre os atributos, o parlamentar citou uma possível criação de um centro de capacitação e formação de especialistas em mobilidade aérea urbana e logística aérea não tripulada e motorização elétrica de aeronaves; um centro logístico da Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar e Civil e um centro avançado de transplante de órgãos através do Hospital Alberto Cavalcanti, inserido nos limites territoriais do Aeroporto Carlos Prates.
(*) Com CMBH
Leia mais