Motoristas terão que se acostumar com mais uma alteração de trânsito no Centro de Belo Horizonte. A partir dessa terça-feira (28), as ruas Curitiba – entre Tupinambás e avenida Afonso Pena – e Tupinambás – entre Afonso Pena e Curitiba – começam a operar em mão única, o que exigirá dose extra de atenção dos 18 mil condutores que passam pelo local diariamente.
Quem dirige pela avenida Afonso Pena, sentido Mangabeiras, está proibido de fazer a conversão à direita para acessar a rua Curitiba. E a Tupinambás não pode mais ser utilizada para chegar até a Afonso Pena (veja novas rotas no mapa).
As mudanças viárias, segundo o superintendente de implantação da BHTrans, José Carlos Ladeira, permitirão reduzir o estágio semafórico de três para dois tempos naquele trecho. “Os pedestres que atravessam a avenida Afonso Pena de um lado para o outro, na altura da rua São Paulo, esperarão menos até que o sinal fique verde para eles. Além disso, terão mais tempo para fazer a travessia”, afirma.
Quem está ao volante também ganhará agilidade. Para facilitar a circulação dos carros, o formato das calçadas também será alterado. A expectativa da BHTrans é a de que, em 15 dias, a obra seja finalizada.
Novidade
Os motoristas mal terão tempo de se acostumar com a nova forma de dirigir e já serão surpreendidos com mais mudanças viárias no hipercentro.
Está prevista, já para a primeira quinzena de agosto, a proibição das conversões à direita da avenida Amazonas para a Afonso Pena, em ambos os sentidos, bem como a conversão à direita da Afonso Pena para a Amazonas, também nos dois sentidos. Todas essas alterações fazem parte da Operação Trânsito Melhor (Mobicentro), iniciativa que prevê melhorias na fluidez da região.