Motoristas e pedestres que passam pela Praça Tiradentes, no cruzamento entre as avenidas Afonso Pena e Brasil, na manhã desta quarta-feira (18), podem acompanhar uma simulação de acidente de trânsito causado pelo uso de celular. A ação, que abre as atividades da Semana Nacional do Trânsito, busca conscientizar a população para não utilizar o telefone enquanto dirige.
A simulação parou a via por um breve intervalo de tempo, para mostrar a consequência de atos indevidos no trânsito. Segundo Cristiane Aguiar, coordenadora de integração de Política de Segurança no Trânsito, o intuito da ação é reduzir o número de acidentes nas ruas de Belo Horizonte e Minas Gerais.
“Nosso intuito é realmente conseguir baixar esse número de sinistros que vem ocorrendo, tanto entre motos, motos de fretamento, veículos, ciclistas, pedestres. É levar essa conscientização para a população mineira”, afirmou.
De acordo com Fernando Sette Júnior, assessor de Educação no Trânsito, da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), as ações são importantes para trazer “mais paz” para o trânsito da capital mineira.
“Essa ação está focada exatamente em demonstrar a vulnerabilidade daqueles que são usuários de trânsito como todo. Mostrar que a paz no trânsito começa por você. A gente tem que ter mais paz no trânsito. A gente não precisa tornar o trânsito uma guerra”, afirmou.
Houve também a distribuição de material informativo para alertar sobre os riscos de se falar ao celular ou teclar e dirigir, além de outros fatores de risco.
A ação abre as atividades de conscientização da Semana Nacional do Trânsito, em Minas, e é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e Coordenadoria Estadual de Trânsito (CET), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, BHTrans, Guarda Municipal, SAMU e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também participam da ação.
*Estagiário, sob supervisão de Gledson Leão
Leia mais