A Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte, é alvo de uma operação conjunta entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Polícia Civil (PCMG) e a Polícia Militar (PMMG) nesta quarta-feira (27).
Ação é uma ofensiva contra uma das maiores células do Terceiro Comando Puro (TCP) em Minas Gerais. Nesta manhã, vários militares das forças armadas estão na região. Há apoio de aeronaves, que buscam possíveis rotas de fugas de suspeitos de fazerem parte do TCP. Já há presos e apreensão de drogas. Detalhes serão repassados em coletiva ainda hoje.
As investigações, que duraram cerca de dois anos, revelaram que a região da Cabana do Pai Tomás era o epicentro das operações da facção criminosa em território mineiro. A organização, além de atuar no tráfico de drogas, porte ilegal de armas e lavagem de dinheiro, oferecia serviços como fornecimento de internet, ações assistencialistas e até mesmo apoio jurídico para seus membros.
A polícia descobriu uma complexa rede de lavagem de dinheiro, que envolvia pessoas físicas e jurídicas de vários estados do país. Os recursos ilícitos obtidos com o tráfico de drogas eram investidos em diversos negócios, como imóveis, veículos e empresas.
A ação de hoje, que mobilizou centenas de agentes em diversos estados, resultou no cumprimento de 106 mandados judiciais, incluindo prisões, buscas e apreensões, além do bloqueio de R$ 345 milhões em bens dos criminosos.