Motoristas seguem em risco ao trafegar pela rodovia MG-20, na altura do bairro Ribeiro de Abreu, Nordeste de BH, já que crateras tomam conta do trecho há semanas. Responsável pela pista, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-MG) informou que os buracos seriam tapados até o último sábado (31), mas o reparo não foi executado. Condutores e moradores da região reclamam das armadilhas na estrada.
Na tentativa de evitar acidentes de trânsito, as pessoas têm colocado entulhos no asfalto para indicar os buracos. Tocos de árvores, pedaços de madeira, calotas e caixas de papelão são usados pela população. No entanto, alguns motoristas têm passado por cima dos materiais, espalhando ainda mais sujeira pela pista e aumentando o perigo.
O problema tem sido mostrado pelo Hoje em Dia nas últimas semanas. Há cerca de 20 dias, houve um reparo em parte do pavimento, que recebeu uma ação de tapa-buraco, mas as falhas na pista voltaram a causar transtornos.
Quem passa pelo local não acredita mais em uma solução. "O Governo do Zema prometeu arrumar na semana passada. E nada foi feito. Não sei mais se vão fazer algo. Os buracos estão ainda maiores. O risco de acidente é cada vez maior", afirma o professor Rodrigo Silva, de 38 anos, que mora em Santa Luzia e passa pelo local diariamente.
Recentemente, uma mulher caiu da garupa de uma moto e dois carros tiveram os pneus estourados após passarem pelo trecho. Diante da armadilha, motoristas que trafegam na rodovia, no sentido Centro, têm sido obrigados a reduzir a velocidade. Filas de carros têm se formado principalmente no horário de pico da manhã.
Na última terça (27), o DER-MG alertou que lixo e entulho de construção continuam a ser jogados nas valetas. "Incapacitam o funcionamento do sistema de drenagem e o fluxo de esgoto que escorre para a pista, desagregando o pavimento". Naquela data, o órgão também informou que os buracos seriam tapados na semana passada - o que não ocorreu.
DER volta a prometer reparo, mas não prevê data
O DER-MG informou que segue monitorando o local. No entanto, o departamento relatou que como na semana passada o esgoto continuou caindo na pista, não foi possível executar os serviços de tapa-buracos.
O departamento afirmou que uma nova vistoria será feita nesta segunda-feira. Ainda segundo o DER, caso as condições sejam favoráveis, o reparo será programado.
“Reforçamos que a questão não será resolvida com tapa-buracos. Lixo e entulho de construção continuam a ser jogados nas valetas e, desta forma, incapacitam o funcionamento do sistema de drenagem e o fluxo de esgoto que escorre para a pista, desagregando o pavimento. Tanto o entulho, quanto o lixo de construção nas valetas de drenagem e o esgoto na pista não são de competência do Departamento solucionar”, diz trecho de nota do DER.
A Prefeitura de BH enviou equipes para a limpeza do trecho na semana passada. Mas o local já está sujo novamente nesta segunda.
Já a Copasa informou que o esgoto da região decorre de lançamentos clandestinos, que não são de responsabilidade da companhia.
*Estagiário, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais