Um dia após registrar novo recorde de temperatura do ano, Belo Horizonte pode ter um dia ainda quente nesta quarta-feira (9). Segundo a Defesa Civil, os termômetros podem alcançar até 37°C. A umidade relativa do ar deve atingir níveis de deserto, o que reforça a necessidade das pessoas se hidratarem. Mas na Praça da Liberdade, um dos cartões-postais da capital, o único bebedouro disponível está quebrado.
Além de não estar funcionando, uma parte da cerâmica está quebrada. A falta do equipamento preocupa, já que BH vive um cenário de calor extremo e tempo seco. Nesta quarta (9), por exemplo, a umidade relativa do ar deve atingir níveis preocupantes, com valores mínimos em torno de 20%, especialmente à tarde, exigindo atenção redobrada com a hidratação e cuidados com a saúde.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o uso inadequado e as constantes ações de vandalismo foram os responsáveis pelo dano à válvula do bebedouro. A PBH informou ainda que o equipamento foi reativado em julho deste ano, após a instalação de torneira.
Ainda conforme o Executivo, até sexta-feira (11) uma equipe técnica fará a manutenção do bebedouro. A prefeitura solicitou também a colaboração da população na preservação do bem público.
Reincidência
O bebedouro da Praça da Liberdade também ficou sem funcionar em maio deste ano. Na época, a manutenção ocorreu apenas em julho. Ou seja, o equipamento ficou quase dois meses danificado.
*Estagiário, sob supervisão de Gledson Leão
Leia mais: