invasão

VÍDEO: escola de Contagem é vandalizada com pichações nazistas

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
29/11/2022 às 11:47.
Atualizado em 29/11/2022 às 13:07

(Reprodução / Redes sociais)

A Escola Municipal José Silvino Diniz, no bairro Solar do Madeira, em Contagem, foi invadida por vândalos na madrugada desta terça-feira (29). Devido ao ataque, a prefeitura da cidade suspendeu temporariamente as aulas da unidade. 

Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que os criminosos quebraram carteiras, vidraças e equipamentos. Além disso, os invasores picharam referências ao nazismo nas paredes, como desenhos da suástica, o nome de Hitler e algumas ameaças (assista abaixo).

As imagens mostram ainda que os invasores gravaram nas paredes a sigla 666. Em alguns momentos, é possível ver a palavra "Bully", que faz referências a um jogo de videogame em que o objetivo é “dominar” uma escola.

De acordo com a Polícia Militar, a diretora da escola relatou que o local já foi alvo de crimes semelhantes. À época, segundo a diretora, os suspeitos chegaram a filmar a ação e publicar na internet. Ela indicou à PM um perfil no Instagram, que leva as iniciais da escola e faz referências a um jogo de videogame. 

Na ocorrência desta terça, a diretora relatou ainda que, por volta das 4h, uma funcionária recebeu uma ligação de um desconhecido, demonstrando nervosismo, questionando porque ela não estava no colégio. Ao chegar no local horas depois, junto com colegas, a mulher se deparou com a escola vandalizada. 

A PM foi acionada e verificou que a escola não possui câmeras de segurança. A perícia da Polícia Civil foi acionada. 

Em nota, a Polícia Civil disse que instaurou procedimento investigativo para apurar os fatos. "A perícia oficial foi acionada para realizar os levantamentos de praxe que irão subsidiar a investigação, que tramita a cargo da 3ª Delegacia de Polícia Civil do município", esclareceu.

Aulas suspensas

Em nota, a Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Educação e de Defesa Social, informou que as aulas na escola foram suspensas até o dia 1º de dezembro, "visto que a estrutura do local foi bastante danificada". 

"A equipe de inteligência da Guarda Municipal e a Polícia Militar estão no local, averiguando os acontecimentos, apurando e identificando a autoria do fato. Esta unidade, especificamente, não possui câmeras. Está em andamento um projeto para implantação de um Sistema de Videomonitoramento específico para as escolas", disse.

Ainda conforme a Prefeitura, uma outra tentativa de invasão também foi registrada no bairro Tropical. Segundo o executivo, os suspeitos tentaram entrar na Escola Municipal Professora Maria Martins “Mariinha", mas não tiveram êxito. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por