VÍDEO: fogos de artifício podem ter causado incêndio em estação de meteorologia de BH; PC investiga
Incêndio ocorreu perto de clínica médica e de uma fábrica de roupas na região Oeste da capital
Um incêndio atingiu uma área de vegetação próxima à estação de meteorologia Cercadinho, na região Oeste de Belo Horizonte. O fogo teve início na noite deste domingo (29). Na manhã desta segunda-feira (30), os militares retornaram ao local para continuar o combate às chamas.
Segundo a corporação, os militares compareceram ao endereço e iniciaram o combate em local íngreme, de difícil acesso. Brigadistas da Copasa ajudam no trabalho contra os focos.
Moradores da região informaram ao Corpo de Bombeiros que o fogo teria tido início após fogos de artifício serem utilizados por uma casa de shows na região. A informação ainda não foi confirmada, mas a Polícia Civil investiga o caso.
Em iImagens que circulam nas redes sociais é possível ver o momento em que a pirotecnia é utilizada pelo estabelecimento.
Devido à altura das chamas, o fogo se aproximou de uma clínica médica no local. Os brigadistas do hospital atuaram junto aos Bombeiros. Os moradores da região foram orientados a acionar a Polícia Militar.
Procurada pelo Hoje em Dia, os responsáveis pelo local onde ocorreu a festa disseram que os organizadores "utilizam, em um breve momento aos domingos, apenas fogos de artifício frios, que não possuem chama aberta e operam em temperaturas muito baixas". Eles garantiram se tratar de algo seguro, pois "não liberam faíscas ou calor suficiente para causar incêndios e são amplamente utilizados em ambientes fechados justamente por sua segurança".
Ainda na nota, destacaram que a festa fica "a uma distância considerável da área de mata" e que estão colaborando com as investigações.
"Já estamos analisando imagens de câmeras de segurança de imóveis próximos que dão acesso à área de mata para ajudar a elucidar o ocorrido", informou a nota, finalizando que os responsáveis estão "à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais".
Por nota, a Polícia Civil informou que recebeu o registro da ocorrência na Estação Ecológica Cercadinho. Uma equipe de investigadores e perícia foi ao local para realizar os primeiros levantamentos e a coleta de vestígios..
Um inquérito policial foi instaurado para a apuração do caso e o procedimento tramita a cargo do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA).
* Matéria atualizada às 12h43 com o posicionamento dos responsáveis pela festa